publicado em 16 de Junho de 2025
SAMU Noroeste Fluminense promoveu capacitação em primeiros socorros para jovens do Tiro de Guerra 01-008 de Itaperuna
O SAMU Noroeste Fluminense, sob gestão do CONSPNOR – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Noroeste Fluminense, promoveu uma importante ação de capacitação com foco em prevenção e salvamento. Jovens do Tiro de Guerra 01-008, de Itaperuna, participaram de aulas práticas de primeiros socorros, ministradas pelo RT Enfermeiro Whalas Mendonça, profissional com vasta experiência em atendimento pré-hospitalar.
Durante os encontros, os atiradores, como são chamados os jovens que integram o Tiro de Guerra, receberam instruções essenciais sobre como agir em situações de emergência, com foco em abordagem segura, reanimação cardiopulmonar (RCP), controle de hemorragias, imobilizações e outros procedimentos fundamentais até a chegada da equipe de socorro.
Segundo o enfermeiro Whalas Mendonça, a proposta foi oferecer mais que técnica, foi despertar a responsabilidade:
“Capacitar esses jovens é formar multiplicadores do cuidado. Eles aprendem a agir com calma, consciência e técnica diante de situações críticas, podendo fazer a diferença quando a vida de alguém está em risco.”
A ação faz parte do compromisso do CONSPNOR e do SAMU Noroeste Fluminense com a promoção da educação em saúde, a valorização da vida e o preparo da população para atuar em emergências de forma segura e eficaz.
O presidente do CONSPNOR, Netto Braga, destacou a importância da iniciativa:
“Essa parceria entre o SAMU e o Tiro de Guerra é um exemplo do que podemos fazer quando unimos forças em prol da vida. Formar jovens conscientes, preparados e responsáveis é um investimento direto no bem-estar da nossa região.”